sábado, 12 de setembro de 2009

Vereadora Usa Tribuna da Camara Em Defesa do Polo da UAB DE POÇO VERDE



Posicionamento da Vereadora Rita em discurso proferido em sessão ordinária do dia 10 de setembro de 2009.

Senhor Presidente, senhores vereadores, senhora vereadora, amigos e amigas presentes nesta casa, navegantes na rede mundial que estão, neste instante, plugados, minhas considerações iniciais de respeito e dever para com todos.
Ocupo, hoje, a tribuna desta casa do povo, extremamente preocupada com a situação atual do Polo da Universidade Aberta do Brasil em nossa terra; O POLO DE APOIO PRESENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTANCIA EPIFANIO DA FONSECA DOREA, SISTEMA UAB.
Senhora Vereadora, Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores, antes de pautar as minhas preocupações, faço, para que todos tomem ciência, um breve histórico da criação da UAB no Brasil, colocando, como parte dessa História, o Polo do nosso município. Até 2005 somente em 30% dos municípios do nosso país existia o ensino superior, isto significa que 3.941 cidades eram alijadas da existência de universidades e faculdades, para se ter uma idéia do que isso significa somente 10,9% dos nossos jovens, de 18 a 24 anos, estavam matriculados no ensino superior, assim 81,9% dos nossos jovens não tinham oportunidade de cursar o ensino superior. MENOS ESTUDO, MENOS OPORTUNIDADE DE TRABALHO.
Somente em setembro de 2005, com a iniciativa do ministério da educação do governo Lula essa realidade começa a mudar, começam a serem instalados no Brasil os pólos de apoio presencial para educação a distancia,levando oportunidades para diversos jovens e adultos, de varias pequenas cidades do Brasil, cursarem gratuitamente o ensino superior.
Em Poço Verde, após o trabalho incansável do Ex-Secretario de Educacão Professor Dimas Rabelo, hoje Diretor da DRE`02, no dia 09 de janeiro de 2008, através da Universidade Federal de Sergipe, é instalado o Polo da UAB no nosso município. Inicialmente com 04 cursos de licenciatura, Portugues, Matematica, Historia e geografia, a principio com 200 alunos matriculados, hoje com 500 alunos e mais 03 cursos, biologia, química e física.
Ressalto que, no dia 28 de março de 2008 foi assinado, um acordo de cooperação entre o ministro de educação Fernando Hadad, representando o MEC, Josue Modesto Passos representando a Universidade Federal de Sergipe, e Antonio da Fonseca Dorea representando o município de Poço Verde, e para sacramentar legalmente a presença da UAB no nosso município, foi aprovada nesta casa, a Lei 507/09 de 01/07/09, que dispõe sobre a oferta de cursos na modalidade a distancia bem como dispõe sobre a implantação do pólo de apoio presencial no âmbito do município de Poço Verde e dá outras providencias.
Mas, nobres colegas, senhoras e senhores, a recente vida da UAB em Poço Verde é marcada pro sérios problemas que vem sucitando rumores de transferência para outros municípios, que almejam hoje ter um pólo da UAB, no caso Simão Dias e Tobias Barreto.
É preocupante, chega a ser estarrecedor pensar nessa possibilidade, estaremos jogando no lixo, literalmente no lixo, a oportunidade para centenas de jovens poçoverdenses cursarem gratuitamente, um curso superior. O que esta verdadeiramente acontecendo com o nosso pólo da UAB afora o problema da falta de um local apropriado para funcionar? Somos sabedores que o Governo Federal através do ministério da educação disponibilizou um valor de 250 mil reais que poderá ser investido com uma reforma e ampliação de um espaço municipal para funcionamento do pólo.
O grande problema do pólo da UAB de Poço Verde, portanto, é um prédio onde se possa instalar e funcionar com decência. Cogitou-se funcionar no antigo prédio da Escola Estadual Epifanio Dorea, mais uma confusão judicial está atrasando as obras da reforma do prédio, cujos recursos já foram destinados pelo governo estadual. Hoje o pólo está sendo instalado numa casa alugada, e no momento não dispõe da ferramenta primordial de um curso a distancia, a internet.
Portanto colegas vereadores, vereadora, nós que fomos legitimados pelo voto popular dos poçoverdenses temos não só a obrigação, mas o dever, de empregados que somos desse povo, de defender esse povo, de defender com unhas e dentes esse município, independentes de cor, credo ou ideologia partidária, hoje temos, todos, que fazer desta casa uma trincheira de defesa do pólo da UAB em Poço Verde. Não podemos deixar que nem se cogite em pensar em transferência.
Se não nos preocuparmos com essa defesa intransigente do nosso pólo, estaremos relegando ao ostracismo educacional nossos filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs, nossos jovens e todos aqueles que almejam melhores condições de vida. Perderemos, com a possibilidade de transferencia da UAB, não só os cursos superiores existentes, mas também, mais dois cursos superiores para 2010, física e arte e a previsão para cursos de pósgraduacao em diversas áreas. Estaremos perdendo também um quantitativo, hoje, de 1440 livros, um acervo precioso de livros de educação superior. “Um País se constrói com livros e homens; um município se constrói com homens e livros”.
Proponho que convoquemos, urgentemente, para esclarecer a problematica do nosso pólo, nessa casa, as pessoas envolvidas nesse processo. Proponho que criemos uma comissão suprapartidária nessa casa, para lutarmos em defesa do pólo de apoio presencial para educação a distancia – Epifanio da Fonseca Dorea.

Um comentário:

  1. Rita saiba que sempre acreditemos em voce- vejo que temos a prova da mulhe sincera, honesta e de coragem lutando defendendo nossos direitos. continue sendo assim que Deus nunca deixara de ilumina a sua vida De. jakson e Familia..............

    ResponderExcluir

Opinar, Sugerir, Colaborar. Idéias...