domingo, 2 de agosto de 2009

Discurso Proferido em Plenario - Ultima Sessão do Primeiro Semestre



Senhora Vereadora, Senhores Vereadores, povo da minha terra presente a essa Sessão,

Nesses cinco primeiros meses de mandato nesta casa, sempre as vésperas de sessões polemicas solicitava de meu companheiro orientações em discursos e posicionamentos, este sempre me responde, escreva e fale com o coração, pense nas dificuldades das mães do xique xique, do matadouro, e das demais comunidades carentes do município, pense sempre nas pessoas que participam de movimentos sociais e sindicais como o SINDISERV, SINTESE, MST, pense nos movimentos eclesiais de base como as pastorais e se posicione, pense em você, no seu DEUS e no povo que o elegeu e abra a caixa preta do coração dos excluídos, dos sofridos e perseguidos e fale sem medo, fale com fé, fale com coragem.
Assim, passei a perceber que era capaz de me posicionar sem a interferência benéfica do companheiro. Foram dias sofridos aqueles primeiros que passei nesta casa. Por acreditar que acima dos interesses pessoais estavam os interesses coletivos, por, ingenuamente pensar que a voz do povo pobre repercutiria de forma retumbante nesta casa, esperei não a justiça legislada, mas a justiça baseada no direito consuetudinário, e a justiça de DEUS. Confesso que fiquei horrorizada com as práxis adotadas para se fazer política, foi um torpor inicial que demorei a superar, mas sempre me pegava com DEUS e buscava as minhas bases, a minha Igreja, meus filhos e o povo para me fortalecer e continuar lutando.
Não guardo rancor, não me senti derrotada, não mudei uma virgula dos meus discursos, não procurei mudar as rotas das minhas ações, nem me utilizei do modo de fazer política daqueles que esperavam a distenção com o agrupamento que me elegi, sei que de ambos os lados pessoas nocivas esperavam o meu isolamento, mas, enganaram-se, continuo fazendo politica como sempre fiz, sem me corromper, sem trair, embora no principio tenha me sentido, como se sentiram traídos muitos pocoverdenses. Conseguimos superar aqueles momentos difíceis, da nossa parte sem ódio, sem rancor, pois aqueles que andam na senda da verdade, Guiados por DEUS,orientados pelo povo, não se abatem nem guardam sentimentos desnecessários. Não esqueci, não parei de sonhar com um poder legislativo forte, independente, justo e lutador, apenas protelei os sonhos.
Neste momento impar nesta casa em que estamos prestes a votar uma lei que beneficiara os servidores públicos municipais, lembro a meus pares da situação e os amigos da oposição que é possível fazer política sem se afastar dos movimentos sociais, basta colocar os interesses coletivos acima dos interesses individuais, basta não querer trocar os votos nos projetos de interesses do povo por ações escusas e, todos somos capazes disso, todos.
É um momento difícil para o poder legislativo no nosso país, os escândalos no Senado federal repercutem negativamente e ressoam nas assembléias estaduais e camaras de todo o país, o povo está perdendo o respeito por legisladores, mas também é um momento de reflexão, e também de revisão nos métodos de administrar, de conduzir os trabalhos e ações legislativas, pois quem sabe faz a hora não espera acontecer.
Não posso, senhores edis, conterrâneos e conterrâneas, esquecer das ações do executivo municipal, do governo Antonio Dorea, que nos últimos anos beneficiaram o coletivo dos funcionários públicos, como o Estatuto do Servidor, os aumentos históricos e a gestão democrática, a postura aberta a negociação, são avanços, como mencionei históricos e mudam significadamente a forma de se administrar e fazer politica no nosso município. Prefeito, Meu agradecimento público por nos atender, por nos receber nesses momentos difíceis, de discussões ásperas, nervosas, mas que rendem frutos benéficos para o povo. O nosso papel de legislador é também mediar. Não temos como retroagir, temos que avançar, sempre.
Aqui, nesta tribuna, também, meu coração manda falar sobre a luta incessante dos funcionários públicos, através dos seus sindicatos, todos eles, servidores administrativos, de base e dos professores, é a prova inequívoca que só unidos somos fortes, independente da cor politicopartidaria, independente da percepção religiosa e do cargo que ocupamos só a luta e a união nos dignifica.
Publicamos, um extrato primário da nossa atividade parlamentar, e conclamamos a todos a acessarem o blog vereadoraritadelula.blogspot.com, o nosso blog e compartilhar o nosso trabalho e um pouco das nossas ações, fazerem as suas criticas e opinarem sobre o trabalho que agente vem fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinar, Sugerir, Colaborar. Idéias...